Passa a se denominar Professor João Batista de Andrade, o Largo na confluência da Rua Dr. Paulo César com a Av. Roberto Silveira.
Art. 1º - Passa a se denominar Largo Professor João Batista de Andrade, a área pública localizada na confluência da Rua Doutor Paulo César com a Avenida Roberto Silveira, em Icaraí.
Parágrafo Único – Fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênios ou parcerias para que nesse local seja instalado um busto e placa em sua homenagem.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA: No dia 11 de dezembro Niterói perdeu, de forma trágica, o Professor João Batista de Andrade. JB dedicou sua vida à luta por um mundo melhor. Marcou a política municipal tanto com sua irreverência e alegria quanto com seu inconformismo. Concordassem ou discordassem, JB conseguiu, ao longo de sua vida, conquistar o afeto e a amizade de muitos, mesmo daqueles que estavam em lado oposto no debate político. Além disso, João Batista foi um marcante professor. Influenciou, com suas aulas de História, algumas gerações de Niteroienses. Como educador como sujeito político, como ser humano nos brindou com sua camaradagem e alegria e parece ter nos deixado uma lição: mesmo interrompida tragicamente, sua vida de 62 anos, é uma semente de alegria, fraternidade e solidariedade que crescerá junto com o mundo novo. Nesse sentido sugerimos essa homenagem póstuma de nomeação do Largo com seu nome e a construção de um busto em sua homenagem.
Gezivaldo Ribeiro de Freitas – Renatinho Vereador