Art. 1º - Passa a denominar-se Praça Berenildo da Silva Oliveira - âSeu Berêâ, a praça localizada sobre o canal da Avenida Almirante Ary Parreiras, em frente ao Morro da Ladeira Ary Parreiras, conhecido como comunidade do Morro da Cotia, entre este e a Estação de Tratamento de Esgoto de Icaraí, no Bairro de Icaraí.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação revogadas disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA:
A solicitação de conceder nome à praça partiu da própria comunidade que se organizou a partir do pedido dos filhos do Senhor Berenildo, entre eles o militante ambientalista popular Vagner Fia, geógrafo atuante em diversas lutas da cidade, ex-membro do conselho de Saúde e do Conselho de Meio Ambiente, e encaminhou tal solicitação a este Vereador.
Berenildo da Silva Oliveira, nasceu em Itaocara, no dia 18 de janeiro de 1939, servidor público municipal da cidade de Niterói por mais de 30 anos, pai de 07 filhos, com diploma de bons serviços prestados a sociedade niteroiense, instituído pelo decreto nº 3134, de 10 de outubro de 1978, reconhecido pelo Prefeito da cidade Dr. Wellington Moreira Franco em 28 de outubro de 1980. No inicio dos anos 70 plantou várias árvores no Campo de São Bento e foi um dos pioneiros na fundação da Associação de Moradores da Ladeira Ari Parreiras (comunidade do Morro da Cotia) onde conseguiu sobre o intermédio do ex-vereador da cidade de Niterói, José Paes âPepeâ e o deputado Paulo Torres, os canos de PVC que até hoje leva água para toda a comunidade.
âSeu Beréâ também pioneiro no plantio de árvores em torno da pracinha objeto do presente projeto, além de ser um velho conhecido dos serventes que construíram a praça que hoje tanto serve àquela comunidade. Era uma figura admirável, bom pai e avó, reconhecido por todos os moradores. Faleceu no último dia 20 de setembro no Hospital Municipal Carlos Tortelly, nesta cidade.
Sala das Sessões, 03 de novembro de 2010.
_________________________________
Gezivaldo Ribeiro de Freitas