Indica ao Exmo. Senhor Rodrigo Neves, Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, texto para placa a ser descerrada no Complexo Esportivo Caio Martins, em homenagem aos presos políticos que ali estiveram detidos durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

Indica ao Exmo. Senhor Rodrigo Neves, Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, texto para placa a ser descerrada no Complexo Esportivo Caio Martins, conforme Indicação Legislativa nº 1760/2010, em homenagem aos presos políticos que ali estiveram detidos durante a ditadura civil-militar (1964-1985), nos seguintes termos: “Esta placa foi descerrada no dia 4 de junho de 2012, em homenagem à resistência do povo niteroiense ao regime ditatorial implantado no Brasil, em 1° de abril de 1964, e às lutas pelo restabelecimento das liberdades democráticas travadas em Niterói. No contexto niteroiense, um dos mais importantes símbolos daquele regime autoritário e de exceção foi a utilização do Complexo Esportivo Caio Martins como prisão política da ditadura, onde mais de 1.000 pessoas foram detidas e submetidas, em pleno espaço público e sob a tutela de agentes públicos, a humilhações e constrangimentos. Para que jamais se esqueça e nunca mais aconteça, fica aqui o singelo registro da memória deste tempo vivido no Brasil, no Rio de Janeiro e em Niterói: tempo de violenta repressão, mas também de corajosa resistência e de valorosa luta pela democracia.”

 

Sala das Sessões, 27 de maio de 2012

 

 

 

WALDECK CARNEIRO

Vereador

Líder da Bancada do PT

 

JUSTIFICATIVA:

Como desdobramento da Indicação Legislativa nº 1760/2010, que apresentamos em 18 de outubro de 2010, propondo ao Exmo. Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro a construção, no Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói, de memorial em homenagem aos presos políticos que ali estiveram detidos durante a ditadura civil-militar (1964-1985), a presente proposição sugere texto para constar em placa a ser descerrada naquele Complexo Esportivo, como parte da política de reparação de direitos e restituição da memória, atualmente desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.