Institui
nas praças públicas, parques ou áreas de lazer do município, o programa de
fomento ao xadrez: Xadrez na Praça .
Art. 1º Fica instituído o Programa Municipal de XADREZ NA PRAÇA nas praças públicas, parques ou
área de lazer do municipal de Niterói.
Art. 2º O Programa: XADREZ NA PRAÇA consistirá em um conjunto de
ações do Poder Executivo Municipal que visem a:
I - promover, fomentar e estimular a prática do jogo de xadrez nas praças
públicas no município de Niterói;
II - promover ampla divulgação, junto à sociedade niteroiense, dos benefícios
e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento e fortalecimento do
raciocínio por parte de seus praticantes.
Art. 3º Para a consecução dos objetivos
do Programa Municipal de XADREZ NA PRAÇA, o Poder Executivo Municipal
poderá:
I - firmar convênios com clubes, associações e federações que
pratiquem a atividade do jogo de xadrez, para a promoção do ensino e difusão da
prática do jogo de xadrez nas praças públicas municipais;
II - buscar
apoio e parceiros para patrocínios de campeonatos entre os praticantes da
sociedade em geral;
III - firmar convênios, visando a implementação de projetos para a
promoção, ensino e difusão do jogo de xadrez voltado para as comunidades
carentes do município de Niterói;
Art. 4º O Poder Executivo Municipal promoverá
competições oficiais de xadrez anualmente, com a participação sempre que
possível, de alunos de todas as escolas da rede pública municipal de ensino.
Art. 5º Deverão ser instaladas mesas de alvenaria para a pratica do
Jogo de xadrez nas praças, parques ou área de lazer, que venham a ser
construídos no Município de Niterói.
Art. 6º As praças, parques e áreas de lazer já existentes terão um prazo
de 01 (um) ano para que seja feita de forma gradual e progressiva a instalação
das mesmas.
Art.
7º As despesas decorrentes desta
lei correrão por conta das dotações orçamentárias consignadas no orçamento,
suplementadas, se necessário.
Art. 8º Esta Lei entrará em vigor na data
de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA
O xadrez
não é só um jogo, não é só uma arte e nem é só uma ciência. O xadrez é a
mistura de todos estes elementos. E é por esse e por muitos outros motivos que
o xadrez é considerado uma ótima matéria para ser aplicada na escola. Você deve
estar perguntando no que o xadrez influência na educação?
O Xadrez é
o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. É um
grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento
da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi
constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por
ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é
sinônimo de fracasso e nem a vitória é sinônimo de sucesso.
O Xadrez é
capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido
previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes
de agir, além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.
O Xadrez é
uma arte de grande beleza e apresenta imensa riqueza de possibilidades. É um
passatempo agradável e instrutivo que entreteve grandes personalidades de nossa
história como Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Montesquieu, Benjamin
Franklin, Victor Hugo, Machado de Assis e Monteiro Lobato – para citar apenas
alguns. E hoje é um esporte que pode ser jogado não presencialmente, através de
redes de computadores como a Internet, estando o adversário em qualquer lugar
do planeta, e por isso o que mais cresce em adeptos, sendo já considerado o
esporte do novo milênio.
Se
quisermos também uma explicação científica que mostre os benefícios práticos
que podem ser alcançados pela prática desse esporte, poderíamos apresentar
opiniões e pesquisas de pedagogos, psicólogos, intelectuais e instrutores de
xadrez. Resumindo os resultados, conclui-se o Xadrez contribui para o
desenvolvimento das faculdades mentais.
Num estudo realizado na ex-Alemanha Oriental, comparando o
desenvolvimento de grupos de estudantes de diversas idades, separando-os em
dois grupos: os que jogavam e os que não jogavam Xadrez, concluiu-se que:
No caso das
crianças e jovens, o Xadrez estimula o desenvolvimento intelectual; no caso dos
adultos e idosos, o Xadrez contribui preservando por mais tempo a agilidade
mental.
Partindo da premissa de que o desenvolvimento do raciocínio é
elemento fundamental para que a cidadania se efetive, apresentamos o jogo de
Xadrez como complemento à educação escolar. Esta atividade proporciona não
apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio
através de um exercício lúdico. Segundo Charles Partos, mestre internacional
suíço, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem as seguintes
habilidades:
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos ilustres colegas para a
aprovação deste projeto.