Envia Moção de Congratulações ao Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Sabiá, pela conquista do título de Campeã do Grupo Especial do Carnaval de Niterói 2011.

 

 

 

Requeiro à Mesa, na forma regimental, ouvido o Douto Plenário, que seja enviada Moção de Congratulações ao Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Sabiá, na pessoa de seu Presidente, Ilmo. Sr. Jhonatan Anjos, pela conquista do título de Campeã do Grupo Especial do Carnaval de Niterói, no ano de 2011.

 

 

Sala das Sessões, 10 de março de 2011

 

 

Waldeck Carneiro

Vereador

 

A verde e branca da Vila Ipiranga é descendente do Bloco do Boi, criado em 1936. Oficialmente fundada como Escola de Samba em 1938, por Júlio Clemente, Felício de Souza (o Grilo do Pandeiro), Alfredo Batista, Waldemar Machado, Claudionor Souza, Moacyr e Juvenal, uma década depois já se sagrava vencedora dos três primeiros desfiles carnavalescos da cidade, em 1946, 1947 e 1948.

Depois disso, passou a participar dos desfiles de "academias de samba", uma espécie de categoria preliminar das escolas de samba niteroienses, mas não exatamente um grupo de acesso.

Em 1972, os sambistas da Vila Ipiranga decidiram novamente cruzar a avenida como escola de samba, desfilando pelo segundo grupo. No carnaval de 1979, conquistaram o título e, com ele, o direito de desfilar entre as grandes escolas de samba da cidade.

Com o enredo "Hoje é dia de festa", a Sabiá se apresentou no carnaval de 1980, mas logo voltou ao segundo grupo. No fim da década de 1980, novamente interrompeu suas atividades para retornar no início da década de 1990. Com o fim dos desfiles oficiais na cidade em 1995, a escola voltou a paralisar suas atividades.

Em 2009, cerca de quinze anos depois, e já filiada à União das Escolas de Samba e Blocos de Niterói (UESBN), e sob a presidência de Jhonatan Anjos, neto do ex-presidente Careca, a escola voltou à passarela onde tudo começou, a Rua da Conceição, com o enredo “A cada ponto um encanto: a Sabiá passeia por Niterói!”, uma homenagem aos pontos turísticos da cidade, mantendo-se no grupo principal, com o quinto lugar. No ano de 2010, a Sabiá brilhou mais uma vez na Rua da Conceição, obtendo o terceiro lugar, com apenas 0.5 ponto de diferença da escola campeã.

Em 2011, após incansável trabalho da comunidade da Vila Ipiranga, onde está sua históirca sede, ponto de cultura reconhecido pela cidade de Niterói, a Sabiá, com o enredo “Quem não se comunica se trumbica!!!”, sagrou-se campeã do Grupo Especial do Carnaval de Niterói.

Assim, nada mais merecido do que parabenizar e homenagear, com a presente MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES, o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Sabiá, a mais antiga escola de samba de Niterói, toda a sua Diretoria, todos os seus integrantes e toda a comunidade da Vila Ipiranga, pela brilhante e inapagável conquista do título de CAMPEÃ DO CARNAVAL DE NITERÓI 2011.