Envia Moção de Louvor ao Ilmo. Sr. Marcos Lucchesi, eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Requeiro à Mesa, na forma regimental, ouvido o Douto Plenário, que seja enviada Moção de Louvor ao Ilmo. Sr. Marcos Lucchesi, eleito membro da Academia Brasileira de Letras, no dia 03 de março de 2011.

Sala das Sessões, 16 de março de 2011

Waldeck Carneiro

Vereador

JUSTIFICATIVA:

Marco Lucchesi é carioca, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Colégio do Brasil. Formado em História pela UFF, Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, Alemanha. Pesquisador do CNPq. Editor da Coordenação Geral de Pesquisa e Editoração da Biblioteca Nacional. Diretor Acadêmico do Colégio do Brasil. Professor-Visitante da Universidade de Roma e da Universidade de Craiova na Romênia.

Publicou: Meridiano celeste & bestiário (Prêmio Alphonsus de Guimarães 2006 da Biblioteca Nacional, finalista do Prêmio Jabuti 2007), A memória de Ulisses (Prêmio UBE João Fagundes de Meneses 2007), Sphera (Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2004, Prêmio UBE de Poesia Da Costa e Silva 2004 e pré-finalista do Prêmio Portugal Telecom 2004), Poemas reunidos (finalista do Prêmio Jabuti 2002), Os olhos do deserto, Saudades do paraíso, O sorriso do caos, Teatro alquímico (Prêmio Eduardo Frieiro 2000 da Academia Mineira de Letras), Faces da utopia, A paixão do infinito, Bizâncio (Comenda Espatário da Trebizonda, finalista do Prêmio Jabuti 1999). Em italiano, os livros: Poesie (Prêmio Cilento 1999) Lucca dentro (Prêmio da Câmera de Comércio de Lucca), Hyades e La gioia del dolor.

Recebeu o Prêmio Alceu Amoroso Lima: Poesia e Liberdade - 2008 pelo conjunto da obra poética, o Premio Nazionale per la traduzione 2001 do Ministero dei Beni Culturali da Itália, o título de Cavaliere della Stella della Solidarietà della Repubblica Italiana, o Prêmio Marin Sorescu, na Romênia, o Mérito da União Brasileira de Escritores, o Premio San Paolo - Città di Torino, , as medalhas Geraldo Bezerra de Meneses, José Cândido de Carvalho, Associazione Lucchesi nel Mondo e da Academia Maranhense de Letras. Pertence a diversas instituições, dentre as quais O Pen Club do Brasil, a Sociedade Brasileira de Geografia e a Academia Fluminense de Letras.

Em novembro de 2010, após Marcos Lucchesi proferir a palestra A indulgência do Tempo, na a Academia Brasileira de Letras, seu nome foi proposto por 16 acadêmicos para ser candidato a uma das cadeiras da academia, tendo em vista que a cadeira nº 15 estava vaga devido ao falecimento do padre Fernando Avila.

No dia 03 de março de 2011, Lucchesi foi eleito com 34 votos dos 38 possíveis, sagrando-se o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras.

Assim, justifica-se a presente Moção de Louvor ao Ilmo. Sr. Marcos Lucchesi, eleito no dia 03 de março de 2011, como membro da Academia Brasileira de Letras, fato que enche de orgulho a Cidade de Niterói que o agora Imortal escolheu para residir.