Envia Moção de Congratulações ao Projeto Trote Cultural UFF, pelo transcurso de seus 10 anos de existência.

 

Requeiro à Mesa, na forma regimental, ouvido o Douto Plenário, que seja enviada Moção de Congratulações ao Louvor ao Projeto Trote Cultural UFF, na pessoa de sua coordenadora, a Ilma. Sra. Nelma Cesário, pelo transcurso de seus 10 anos de existência.

 

Sala das Sessões, 06 de maio de 2011

 

 

Waldeck Carneiro

Vereador

 

JUSTIFICATIVA:

 

O Projeto Trote Cultural UFF foi criado em 2001, na Universidade Federal Fluminense com a finalidade de receber os novos universitários com atividades sócio-culturais, para evitar qualquer ato estudantil que cause agressão física, moral ou outras formas de constrangimento a quem delas estiver participando.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) é a primeira universidade a declarar apoio público e formal às atividades do trote desenvolvidas pelos seus alunos, tendo por finalidade criar uma alternativa ao trote tradicional, incentivando o respeito à vida, à pessoa e ao meio ambiente, além de incentivar a realização de trotes sócio-culturais, que contribuam com o projeto fome zero e ações sociais, direcionadas para a saúde, o meio ambiente e o debate de questões de interesse público.

O trabalho desenvolvido pelo Projeto conta com a participação de veteranos e dos calouros que ingressam nos diversos cursos de graduação. As atividades são propostas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) e realizadas no início de cada período letivo.

Atualmente pode-se afirmar que o Trote Cultural UFF tornou elemento de integração entre os estudantes, a universidade e a sociedade, defendendo o exercício da cidadania, do respeito ao direito de liberdade de escolha do universitário, calouro ou veterano, em participar ou não de qualquer tipo de atividade, despertando entre os alunos uma consciência social.

Ao longo desses 10 anos de sua criação, o Trote Cultural UFF vem conquistando prestígio na mídia, na sociedade e na comunidade acadêmica. Em 2003 ficou entre os 30 projetos selecionados de um total de 312 inscritos no Prêmio Cultura Nota 10, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Em 2004 ganhou dois prêmios da Fundação Educar D’Paschoal, relatados no livro Trote da Cidadania 2005. Em 2007 o Projeto foi mais uma vez reconhecido e ganhou seu terceiro Prêmio Trote da Cidadania ficando entre os três finalistas. A premiação aconteceu no SESC Pompéia em São Paulo (capital).

Assim, justifica-se a presente Moção de Congratulações, em homenagem ao Projeto Trote Cultural UFF, como reconhecimento do excelente trabalho sócio-cultural desenvolvido em Niterói, ao longo dos seus 10 anos de existência.