Indico à Diretoria Regional dos Correios do Estado do Rio de Janeiro a inclusão de um Centro Cultural no projeto de reforma do prédio central dos Correios em Niterói.

Indico à Mesa, na forma regimental, ouvido o Douto Plenário, que seja enviado Ofício ao Diretor Regional dos Correios do Estado do Rio de Janeiro, Ilmo. Sr. Omar de Assis Moreira, recomendando a inclusão de um Centro Cultural no projeto de reforma do prédio central dos Correios em Niterói, situado na Av. Visconde do Rio Branco, nº 481 , Centro.

Sala das Sessões, 04 de outubro 2011

Waldeck Carneiro

Vereador

Líder da Bancada do PT

JUSTIFICATIVA:

Fechado em 2005, o edifício, desde então, vem atravessando progressivo processo de degradação. No início deste ano, porém, com a diligente e competente atuação da nova Direção Regional dos Correios do Estado do Rio de Janeiro, tendo à frente o Ilmo. Sr. Omar de Assis Moreira, as perspectivas de reforma e restauro do prédio passaram a se materializar. Com efeito, está em fase conclusiva o processo licitatório realizado pelos Correios, com o objetivo de contratar as obras daquele majestoso edifício público, verdadeira jóia arquitetônica de Niterói. Assim, buscando aproveitar este contexto, a presente Indicação Legislativa tenta assegurar que o projeto de reforma do prédio central dos Correios em Niterói não deixe de prever a inclusão de um Centro Cultural, demanda de inúmeros cidadãos e de muitos movimentos sociais e culturais do nosso Município. De fato, tendo em vista a existência de Centros Culturais dos Correios, em alguns municípios brasileiros, inclusive fora da capital, como é o caso do Centro Cultural dos Correios em Juiz de Fora - MG, seria muito oportuno que os Correios dessem esta significativa contribuição à ampliação e à qualificação do repertório de equipamentos culturais da nossa Cidade. A exitosa experiência do Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, inaugurado em 1993, pode ser a principal referência, guardadas as especificidades espaciais e arquitetônicas, para a criação do Centro Cultural dos Correios de Niterói, com espaços multiuso para atividades de teatro, cinema, vídeo, artes plásticas (por exemplo, uma exposição permanente de filatelia) e música.