Envia Moção de Congratulações ao Colégio Estadual Baltazar Bernardino, pelo seu centenário de fundação, comemorado no presente ano.

Requeiro à Mesa, na forma regimental, ouvido o Douto Plenário, que seja enviada Moção de Congratulações ao Colégio Estadual Baltazar Bernardino, na pessoa da sua Diretora, Ilma. Sra. Professora Ana Maria Queiroz, pelo seu centenário de fundação, comemorado no presente ano.

Sala das Sessões, 31 de outubro de 2011

Waldeck Carneiro

Vereador

Líder da Bancada do PT

JUSTIFICATIVA

O Colégio Estadual Baltazar Bernardino foi criado em 1911, graças ao trabalho e à dedicação do professor e engenheiro natural de Itaboraí, Ilmo. Sr. Baltazar Bernardino.

O referido professor passou a residir em Niterói no início de 1900 e construiu uma escola nas dependências de sua própria residência, no Largo do Marrão. Logo após o seu falecimento, o governador expediu o ato de criação da escola, instituindo, em 7/2/1911, o Grupo Escolar Baltazar Bernardino, em homenagem aos trabalhos filantrópicos feitos pelo patrono.

Em 1966, o então Governador Paulo Torres, através do Plano Trienal, construiu na Rua Mariz e Barros, nº 444, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, o prédio em que, até a presente data, funciona o Colégio Estadual Baltazar Bernardino.

O Colégio iniciou seus trabalhos com apenas o ensino primário (hoje, do 1º ao 5º ano). A partir da reforma de 1971 (Lei nº 5692/71), introduziu-se o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e o ensino supletivo, que foi extinto em 1990. Atualmente, o Colégio oferece em suas dependências os cursos de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio para Jovens e Adultos, além do Ensino Médio integrado à Educação Profissional (Técnico em Montagem e Manutenção de Microcomputador e Curso Profissionalizante em Técnico de Contabilidade).

Ao longo desses anos, cabe mencionar a constante preocupação com a cidadania crítica e a democracia, princípios que sempre sustentaram o trabalho pedagógico do Colégio Estadual Baltazar Bernardino, que há cem anos vem formando gerações de cidadãos e cidadãs que contribuem, de forma ativa, para o desenvolvimento da Cidade de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e do País. Também merece destaque a reconhecida qualificação do corpo de profissionais da educação que trabalharam e trabalham no Colégio Estadual Baltazar Bernardino, fator que sempre garantiu a qualidade do trabalho de formação de seus educandos.

Desta forma, justifica-se a presente Moção de Congratulações, em homenagem ao centenário de fundação do Colégio Estadual Baltazar Bernardino, uma das mais importantes e tradicionais escolas da Cidade de Niterói, que já está definitivamente inscrita na história da educação do nosso Município e do Estado do Rio de Janeiro.