Requeiro à Mesa, na forma Regimental, ouvido o Douto Plenário, que seja enviada Moção de Congratulações ao Instituto Abel em comemoração aos 55 (cinquenta e cinco) anos dedicados à educação no município de Niterói. 

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

O Instituto Abel é uma escola mantida pelos Irmãos Lassalistas, Congregação fundada por São João Batista de La Salle, em 1680. É uma escola católica, que veicula valores segundo Jesus Cristo e sua Igreja, através de todo o currículo, sem desmerecer outras religiões. Faz valer a verdade, a solidariedade, a justiça e a fraternidade, em todas as atuações e relacionamentos.

Para alcançar os seus objetivos, o Abel conta muito com a família, uma vez que é ela a primeira educadora dos filhos. É ela, também, a primeira e principal célula que atua na formação do cidadão e contribui significativamente para construir e favorecer um ambiente de bom aprendizado e de desenvolvimento integral dos filhos.

A origem do Instituto Abel se deve a uma atitude do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Edmundo de Macedo Soares e Silva. Este, por volta de 1948, tomando conhecimento da iminente saída dos Irmãos Lassalistas do Instituto São Luiz de Jacarepaguá, aliado ao interesse do Bispo de Niterói, Dom João da Matha e Amaral, se propôs a trazer os Irmãos para Niterói.

Após aprovada pela Assembléia Legislativa, o governador sancionou a Lei nº 613, de 27 de outubro de 1949 doando aos Irmãos o terreno onde hoje se ergue o Instituto Abel.  A pedra fundamental da obra foi lançada em 22 de outubro de 1950 e já em 1955, ainda em salas provisórias e mal acabadas, 120 alunos iniciaram seus estudos no Abel.

Foi seu fundador e primeiro diretor o saudoso Irmão Lucas Norberto.  No período de julho de 1955 a fevereiro de 1967, dirigiu o Instituto o Irmão Amadeu Egydio (Silvino José Fritzen). No período 1967 até 1971 o colégio esteve sob a direção do Irmão Antonio Puhl. Em 1971 reassumiu o Irmão Amadeu que permaneceu no cargo até fins de 1978, ano em que foi eleito para dirigir a Província de São Paulo, o que o obrigou a deixar, conseqüentemente, a direção do La Salle Instituto Abel.

Em 1979 assumiu a direção o Irmão Antonio Puhl, reconduzido ao cargo que já exercera. Nele permaneceu até julho de 1982, quando foi nomeado Diretor Pedagógico, cargo que exerceu até novembro de 2006. Em 1982 a direção do Instituto passa a ser exercida pelo Irmão Alberto Arlindo Flach (Ir. Albano) que desde 1980 vinha exercendo a função de vice-diretor. Irmão Albano permaneceu na direção até 20 de janeiro de 1988.

Novamente, Irmão Amadeu volta ao cargo de diretor, por tantos anos já ocupado, a partir de 20 de janeiro de 1988 até dezembro de 2006.  Atualmente a direção do La Salle Instituto Abel é exercida pelo Ir. Arno Francisco Lunkes.

A comunidade dos Religiosos é integrada pelos Irmãos Albano (Alberto Arlindo Flach), Amadeu (Silvino José Fritzen), Arno Lunkes, Hilário (Alberto Giuseppe Sgarbi), Ignácio Weschenfelder e Irmão Alberto Körbes, Irmão Cláudio Henrique Rocha Moreno. Dois sacerdotes atendem a comunidade do Abel. São eles os Padres Antonio Sobrinho e Ronnie Diniz.

 

Sala das Sessões, 11 de maio  de 2010.

 

 

                                               

Felipe dos Santos Peixoto

Vereador

Líder do PDT