MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES, ao Comitê Organizador do Bicentenário de HANS CHRISTIAN ANDERSEN.

 

Requeiro à Mesa Diretora, na forma Regimental, que seja enviada MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES, ao Comitê Organizador do Bicentenário de HANS CHRISTIAN ANDERSEN.

 

Sala das Sessões, 07 de abril de 2005.

 Vereador Vitor Júnior - PT  

JUSTIFICATIVA:

O autor HANS CHRISTIAN ANDERSEN, nascido na pequena cidade de Odense, na Dinamarca, no dia 02 de abril de 1805, considerado o pai da literatura infantil, produziu 800 poemas, 40 peças de teatro, 06 romances, 05 diários, 175 contos de fadas através dos quais criou e recriou uma obra poética universal que ainda fascina leitores de todas as idades. Suas fábulas foram traduzidas para 150 idiomas do Russo ao Zulu.

O primeiro poema do autor, “A criança a morte”, (1827) fez algo novo que nenhum outro teria imaginado até aquele momento, Andersen deixou a criança contar sua própria história.  Além  desse poema, destacam-se obras  como: “O patinho feio”, “A pequena sereia” e “O soldadinho de chumbo”.

O filho único de mãe analfabeta e pai sapateiro, adquiriu o hábito de ler desde pequeno. O escritor cujo pai lia e fazia teatro de marionetes, sempre lutou para se inserir na sociedade e ganhar fama, uma obsessão que o acompanhou por toda a vida.

 Um dos mais conhecidos críticos literários do mundo, HAROLD BLOOM, garante que não há comparação entre o que escreveu ANDERSEN e as histórias infantis de hoje. Best-sellers como “Harry Potter” não oferecem desafios cognitivos, estéticos ou imaginários aos seus leitores. Já ANDERSEN oferece os mesmos desafios a leitores de qualquer idade.

 

Sala das Sessões, 07 de abril de 2005

  Vereador Vitor Júnior - PT