Requer Moção de Congratulações e Aplausos ao Instituto ABEL – Associação Brasileira de Educadores Lassalistas.

 

       Requeiro à Mesa na forma regimental, ouvido o Douto Plenário, seja expedida Moção de Congratulações e Aplausos ao Instituto ABEL – Associação Brasileira de Educadores Lassalistas.

 

  

Sala das Sessões, 10 de maio de 2005.

 

 

CARLOS MACEDO

VEREADOR 

 

J U S T I F I C A T I V A:

 

Uma homenagem justa e digna que prestamos à Direção do Instituto ABEL, da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas, que está comemorando este ano 50 anos de existência daquela operosa Instituição de ensino e de ajuda aos mais necessitados. Tendo como patrono, São João Batista de La Salle, o padroeiro dos professores, o Instituto ABEL também comemora, neste mês, no dia 15 a data de São João de Batista de La Salle, paralelamente. Com uma intensa comemoração pelo Jubileu de Ouro do ABEL, que teve início em março, com uma sessão solene no Teatro ABEL e que continuou no mês de abril com diversas atividades artísticas e esportivas, que culminou com um grande abraço dado em torno do colégio, pelos seus alunos, ex-alunos, pais dos mesmos, professores, funcionários, Irmãos Lassalistas e pela direção do ABEL, em torno do quarteirão do colégio, este volta a comemorar nos próximos dias 14 e 15 deste mês, dando continuidade aos festejos, com uma ABELÍADA (Olimpíada de alunos), atividades culturais, esportivas e a missa para São João Batista de La Salle e pelos 50 anos. Durante o corrente ano, continuará o Instituto ABEL a comemorar seu Jubileu de Ouro, com outras atividades que marcarão com brilho, sua existência. Desde 1949, quando o então governador do antigo Estado do Rio, Edmundo de Macedo Soares e Silva, doou o terreno para os Irmãos Lassalistas, estes em 1950 liderados pelo primeiro diretor do ABEL, Irmão Lucas Noberto lançaram a pedra fundamental da Escola e em 1955 mesmo com o prédio incompleto iniciaram as aulas para 120 alunos. Passaram-se 50 anos, formando milhares de alunos, o ABEL conseguiu em sua trajetória construir o Centro Cultural La Salle, o Teatro ABEL, a Gráfica La Salle, o Centro Lassalista de Estudos – CELAE e a Universidade UNILASALLE, com diversos cursos e um estacionamento anexo com 05 andares. Pela Direção do Instituto passaram também liderando como diretores deste fantástico trabalho educacional e social os Imãos Amadeu, Antônio, Albano e novamente o Irmão Amadeu que durante 38 anos vem impulsionando, motivado pelos ideais de São João Batista de La Salle, o complexo do Instituto ABEL.

               É com orgulho que apresento esta propositura que ficará registrada nos anais da Câmara em homenagem à Direção do Instituto ABEL, aos professores, funcionários, alunos, seus milhares de ex-alunos e àqueles beneméritos que também ajudaram e com certeza ajudarão, para que nossa Niterói, seja eternamente beneficiada pelos Educadores Lassalistas. Que DEUS e São João Batista de La Salle, iluminem os caminhos dos queridos Irmãos Lassalistas.