Concede Moção de Aplauso ao artista Paulo Formaggini

 

 

Requeiro à Mesa, na forma regimental, ouvindo o Douto Plenário, que a Câmara de Niterói, no exercício de suas prerrogativas legais, aprove a Moção de Aplauso ao artista Paulo Formaggini.

 

 

Justificativa

 

 

Paulo Guilherme Versiani Formaggini nasceu em Montes Claros, Minas Gerais,  mas adotou Niterói e daqui se projetou para o Mundo como artista da escultura e restaurador. Com várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, assim também com seus trabalhos de restauração, virou uma referência como profissional e um destacado mestre da criação.


Entre outras especializações e cursos técnicos, na Escola Nacional de Belas Artes fez o Curso Superior  de Artes Gráficas, o  Ateliê de Metal com Ana Letycia e o curso de Escultura com Haroldo Barroso.

Seu currículo é intenso, reconhecido no meio artístico e destacado pela crítica, por  suas exposições, oficinas, escultor e restaurador. Entre outras, realizou as seguintes exposições: na Irlanda, no  Dublin Institute of Technology e no The National College of Art and Design onde realizou workshops;em Paris, na Escola Superior de Moda e em Bordeaux no restaurante Central do Brasil

Especialista em máscaras para Teatro, Cinema e Televisão, Formaggini virou referência  com seu estilo, sua criatividade, a beleza e originalidade de suas produções, sendo convidado por grandes Instituições  públicas e privadas e contratado, como foi o caso da TV Globo:  Produção de 21 máscaras para   para a produção da novela “Um Anjo Caiu do Céu", Rio de Janeiro; Produção de 10 máscaras para a mini série "UM SÓ CORAÇÃO”, Rio de Janeiro;  Cinqüenta peças para o Laboratório de Arte Cênica do Museu da Vida no Instituto Osvaldo Cruz; também no Instituto Osvaldo Cruz, a Praça de Totens com trinta e dois painéis, apresentando a trajetória da comunicação do ser humano.

Sua experiência é vasta também em restaurações de esculturas e ornatus: Restauração das esculturas de Rodolfo Bernardelli no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Prédio da CEDAE, Rua do Riachuelo, Rio de Janeiro, R; Mausoléu da família do Governador do Estado, Roberto Silveira, Cemitério do Maruí, RJ; Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro; Antinous, escultura greco-romana do Séc. II; - Painel Chiscciatt; Diógenes de Émile André Doisseau, 1842;-Après Midi d’un Faune de Flory Gama, 1948; Original do ator João Caetano; além de  Consultoria técnica de restauração para a fachada da Câmara Municipal, Rio de Janeiro.


Paulo criou também em outras atividades: Fotografias de modelos para cenário da peça “Chicago 1800” do cenógrafo Fernando Pamplona -Teatro do Hotel Glória, Rio de Janeiro; Confecção de Troféus para:  80 Anos do Jornal “O Fluminense”; Niterói; Festival de Música da UFF, 7ª FEMUFF, Niteroi;2ª Festival de Verão Jornal “O Fluminense”, Niterói;Confecção de painel escultórico para a fachada principal do Teatro MPB4/Espaço DCE - Niterói ; Esculturas para Escola de Samba “Caprichosos de Pilares”, carnavalesco Renato Lage, Rio de Janeiro;Troféu MPB4 Teatro DCE, Niterói; Escultura para a Abertura da Primavera, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro;Troféu para o 5º Festival de esquetes DUERÊ/FUNIAR-E-DUERÊ/FUNIARTE, Niterói; Escultura para o Ato Público do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro; Cursos de Confecção de Máscaras em Papel Reciclado na Escola de Teatro Martins Pena, Rio, e, na Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
 

Paulo é, sem dúvida, um artista completo, que merece louvor de Mérito Cultural. A Câmara de Vereadores de Niterói lhe concede uma Moção de Aplauso

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

 

Jayme Suzuki

Vereador